segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

AS OBRAS DO ESTALEIRO JURONG ARACRUZ DEVEM SER ACELERADAS COM A CONSTRUÇÃO DE UM NAVIO-SONDA

Plataforma será construída por empresa asiática instalada no Brasil com entrega prevista para 2015

A Sete Brasil Participações SA, através de sua subsidiária Guarapari Drilling BV, e a Sembcorp Marine, pela sua subsidiária Estaleiro Jurong Aracruz, firmaram uma garantia de contrato de cerca de R$ 1,35 bilhão (US$ 792,5 milhões) para engenharia, suprimento e construção de um navio-sonda com projeto JurongEspadon, no Espírito Santo. O valor do projeto corresponde ao da proposta apresentada à Sete Brasil em junho de 2011.

Esse projeto representa a última geração em navios-sonda para operação em águas ultra-profundas. A embarcação, com alojamento para uma tripulação de até 180 pessoas, possui ampla capacidadede carga e espaço útil, avançados equipamentos de perfuração e um amplo moon pool central. A posição de perfuração será mantida por um sistema de posicionamento dinâmico com alta redundância (DP-3), evitando a necessidade de ancoragem, e a utilização de 6 geradores de energia elétrica e 6  propulsores azimutais, atendendo às rígidas condições metereológicas e oceanográficas das bacias de Santos e Campos.  O navio-sonda será capaz de operar a 10 mil pés de profundidade (3.048 m) e perfurar poços de até 40 mil pés (12,2 km) de comprimento.

Com entrega prevista para o segundo semestre de 2015, a embarcação se soma à frota de equipamentos que serão construídos no Brasil para a exploração dos gigantes blocos de óleo e gás do Pré-Sal, sendo a nona sonda já contratada pela Sete Brasil junto a estaleiros brasileiros.

O presidente da Sete Brasil, João Carlos Ferraz, afirma que esta garantia de contrato para construção do navio-sonda no estaleiro Jurong Aracruz é mais um movimento da Sete Brasil no sentido de ampliar o número de ativos para exploração do Pré-sal disponíveis já a partir de 2015, garantindo agilidade na entrega dos equipamentos para contratos futuros da empresa. “A Sete Brasil trabalha com a mitigação de riscos. Com este novo termo assinado, a empresa reduz prazos e reafirma sua posição e se consolida no mercado para atender o seu principal objetivo estratégico de ser a maior companhia fretadora de sondas do mundo para exploração de óleo e gás em águas ultra profundas até 2020. Novas contratações para a construção de sondas desse tipo no País deverão se seguir para que possamos atender a esse objetivo, aumentar a nossa frota e proporcionar que a eficiente gestão de nosso portfolio possibilite a redução de riscos e o aumento da competitividade de nossos produtos no mercado”, resume Ferraz.

Para o presidente e CEO da Sembcorp Marine, Wong Weng Sun, a construção é um marco para a empresa. “Este não é apenas o primeiro navio-sonda que o nosso grupo está construindo para o Brasil, mas também o primeiro projeto assegurado por nosso novo estaleiro, em Aracruz. A escolha da Sete Brasil pelo nosso projeto é prova da alta especificação das capacidades e design inovador do equipamento. Acreditamos que este termo será o primeiro de muitas encomendas no ambicioso programa da Sete Brasil para aumento da frota de navios-sonda para exploração do Pré-sal brasileiro”, comenta o CEO.

Sobre a Sete Brasil

A Sete Brasil é uma companhia brasileira criada em dezembro de 2010. A empresa é formada por sete investidores financeiros, incluindo bancos e os quatro maiores fundos de pensão do país, além da Petrobras.

FONTE:http://www.folhadocomercio.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2802:sete-brasil-firma-acordo-com-estaleiro-jurong-aracruz-para-construcao-de-sonda-no-valor-de-r-135-bilhao-&catid=116:investimentos&Itemid=496

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião aprimora este blog