quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Justiça afasta quatro servidores da Câmara de Aracruz por suspeitas de corrupção

25/01/2012

Nerter Samora

O juízo da Vara Criminal da Aracruz afastou quatro servidores da Câmara de Vereadores do município por suspeitas de ligação com o esquema de fraudes em licitações na Casa.

Nessa segunda-feira (23), o presidente da Câmara, Ronaldo Cuzzuol (PMDB), notificou os servidores da decisão judicial. Antes disso, a Justiça havia expedido a prisão de empresários ligados ao esquema e do ex-presidente da Casa, Gilberto Furieri (PMDB).

De acordo a portaria nº 2.519, assinada pelo presidente da Câmara, foram afastados Guilherme Loureiro Oliveira (procurador da Casa), Renata Aquilino Tavares (presidente da Comissão Permanente de Licitação), além de Jean Cardoso Coutinho (membro da Comissão e irmão do vereador George Coutinho (PDT), que também chegou a ser preso por rachid) e Maria da Glória Mayer Coutinho (também membro e sogra do deputado estadual e ex-vice-prefeito do município, Marcelo, também do PDT).

Dos servidores afastados, o procurador Guilherme Oliveira e a presidente da CPL, Renata Tavares, chegaram a ser presos, no final do ano passado, por conta de suposta envolvimento com fraudes na contratação de uma empresa de informática pela Câmara. Também foram presos pela participação nas irregularidades o vereador Gil Furieri – principal aliado do atual prefeito, Ademar Devens (PMDB) – e a filha Cíntia Teixeira Furieri, que seria a verdadeira dona da empresa Speed T.I. que está no centro das fraudes.

As investigações do Ministério Público Estadual (MPES) e equipes do Departamento Judiciário (DJ) da Policia Civil no município revelam que o esquema de fraudes incluiria até empresas fantasmas, utilizadas para dar “aspecto legal” à contratação da Speed T.I. Na Justiça, o caso rendeu uma ação de improbidade e outra penal pública – esta tramitando sob sigilo desde essa terça-feira (24) –, ambos tramitam na comarca de Aracruz.

Em função das denúncias, o Tribunal de Justiça manteve, no início de dezembro, o bloqueio dos bens de Gil Furieri no valor de R$ 1 milhão na ação de improbidade. Além da filha do vereador Cíntia Furieri, respondem ao processo os sócios Márcio Devens Barcelos, sobrinho de Devens, e Gilmar Luiz Vassoler. A chefe do setor de licitações, Renata Tavares, agora afastada, também aparece no rol de denunciados.

http://www.seculodiario.com.br/exibir_not.asp?id=47032

25/01/2012 às 17:19

Justiça afasta quatro servidores da Câmara de Aracruz

Quatro servidores da Câmara de Vereadores de Aracruz, todos ocupando cargos efetivos, foram afastados das funções. A decisão é do juiz criminal Décio Grégio Régio, o mesmo que afastou e determinou a prisão de servidores e vereadores no início do mês. Estão fora dos cargos o advogado Guilherme Loureiro Oliveira, Renata Aquilino Tavares (ex-presidente da Comissão de Licitação), Gian Cardozo Coutinho e Maria da Glória Mayer Coutinho.

O presidente do legislativo, Ronaldo Cuzzuol (PMDB), notificou os quatro do afastamento judicial, por suspeitas de ligação com o esquema de fraudes em licitações. Guilherme Oliveira e Renata Tavares chegaram a ser presos, no final do ano passado, por conta de suposto envolvimento com fraudes na contratação de uma empresa de informática.

Também foram presos pela participação nas irregularidades o ex-vereador Gil Furieri (continua detido no CDP de Aracruz), o vereador Manego Borges (PSD), a vereadora Ozair Auer (PMDB), o ex-vereador Vani Boschetti (PSD) e a empresária Cíntia Teixeira Furieri.

   As investigações do Ministério Público Estadual e equipes da Policia Civil no município revelam que o esquema de fraudes incluiria até empresas fantasmas, utilizadas para dar “aspecto legal” à contratação da empresa comandada por Cíntia. O caso rendeu uma ação de improbidade e outra penal pública, que tramita na Vara Criminal em segredo de Justiça. Continuam também afastados os vereadores Paulinho da Vila (PT), Luciano Frigini (PSD) e Ronis Alves (PSD).

http://www.folhalitoral.com.br/site/index.php?p=noticias_ver&id=3225

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião aprimora este blog